top of page

7 dicas para melhorar seu personal branding

Cristiano Ronaldo, Neymar, Lebron James, Lewis Hamilton... esses caras são verdadeiros mestres em personal branding, ou seja, gerir suas marcas, e não estou falando de empresas.


Em um podcast recente, a talentosa atriz Elle Fanning confessou que, para sua surpresa, falhou em um teste para uma grande franquia de Hollywood - tudo por causa do número de seguidores em suas redes sociais. Parece que, nos dias de hoje, ter um exército de fãs online é tão importante quanto saber atuar!


Agora, você deve estar se perguntando: o que diabos isso tem a ver comigo? Bem, acredite ou não, todos nós somos marcas a serem vendidas e compradas. Sua escolha de roupas, o perfume que você usa, seu penteado e até suas tatuagens - todos esses detalhes se juntam para criar a imagem que as pessoas têm de você. E, na era da influência, o que você posta online é como um anúncio publicitário da sua marca pessoal.


Então, vou te dar umas dicas para fazer uma reforma no seu personal branding (com base no que tenho feito com a minha)


1 - Faça um mergulho profundo no seu "eu interior".

Pergunte-se: Qual é o meu propósito de vida? Quais são minhas super habilidades e como elas podem me ajudar a brilhar na vida profissional? Como o jeito único como eu faço as coisas pode ser uma super vantagem?




2 - Descubra como as pessoas realmente te veem.

Converse com seus colegas de trabalho, peça feedback aos chefes e até aos clientes - você ficaria surpreso com o que eles têm a dizer. E não se esqueça de fazer uma busca no Google - afinal, todos fazem isso quando estão prestes a contratar alguém.


3 - Conheça o seu público-alvo.

Lembre-se, branding é tudo sobre comunicação eficaz. Não adianta falar com as pessoas erradas ou da maneira errada. Pense em quem você quer alcançar, escolha os canais certos para alcançá-los, ajuste a linguagem e os tópicos. Ah, e uma dica extra: o LinkedIn é tipo um canivete suíço para isso.





4 - Faça uma faxina nas suas postagens prejudiciais.

Fotos embaraçosas, tweets questionáveis... olhe tudo que está ligado à sua imagem nas redes sociais e pergunte-se se isso combina com a pessoa incrível que você é hoje. Se você achar alguma coisa que não dá para apagar, não se preocupe, apenas foque no que você pode controlar.


5 - Crie a sua própria marca pessoal.

Esta pode ser a etapa mais demorada, mas é como construir uma super estrutura. Isso vai ajudar a definir seus tópicos de interesse, seu propósito e como você pode ajudar sua audiência.


6 - Trace uma estratégia online.

Não importa qual seja a sua área de atuação, sua estratégia de branding precisa se adaptar ao mundo digital. A internet é o lugar onde todos buscam informações, então não deixe esse trem passar sem você a bordo. Crie conteúdo legal e relevante para o seu público - vídeos, posts, memes, o que for!





7 - Escolha seus canais de comunicação sabiamente.

Leve em consideração o seu público e onde eles estão mais presentes. Se você é do tipo que gosta de escrever, um site ou blog é uma ótima ideia. Se preferir uma exposição visual, o Instagram é sua praia. O importante é marcar presença onde as pessoas querem te encontrar. Enfim, esses são os passos que eu tenho seguido na construção da minha marca pessoal. Se quiser, conversar mais sobre isso me manda email no contato@luedycosta.com.br .


E antes de fechar a janela. Dá uma olhada no meu portfolio e nos outros posts desse site.

bottom of page